top of page

Nosso Time

bruno corte.jpg

Bruno Santos Gomes

Fundador

Diretor Musical

Professor de Canto

Contratenor, formado pela EMESP (escola de música do estado de São Paulo), teve como professores de canto lírico Marilia Vargas, Marta Dalila Mauler e Caio Ferraz. Atualmente é pós graduando em Voz Cantada e Pedagogia vocal pela FNH. 

Estudou Teatro Musical com Marconi Araújo, Amélia Gumes, Ana Flávia Zuim e Martin Callaghan (Uk). 

Participou de Master Classes, workshops e festivais com professores do Brasil, Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Japão, Alemanha, Holanda, Suíça, Áustria e França. 

Desde 2010 dedica-se a pesquisa e ao ensino do canto, lecionando aulas de Belting, Canto Lirico, e Canto Popular. 

É capacitado pelo Studio Marconi Araújo em Belting Contemporâneo. Realizou "Teacher training" em MIX Voice com a Dra. Daniela Stieff (Áustria).Participo do workshop de pedagogia vocal com Joana Mariz. Atualmente estuda vocologia com Mauro Fiuza. 

Possui os 3 leveis do prestigiado Somatic Voicework Method, outorgado por Jeanie LoVetri (USA), pela Baldwin Wallace University (USA). 

Estudou fisiologia vocal com Silvia Pinho (Invoz) e Mara Behlau (CEV).

Estudou acústica da voz cantada com: Mauro Fiuza (BR-Espanha), Felipa Lã (Portugal), Ana Flávia Zuim (BR-USA), Ken Bozzemann (USA) e Hubert Noe (Áustria). 

Integrou a equipe de professores do curso técnico em Teatro Musical da escola “Thymeli - Dança, Teatro e Música”. Foi professor, preparador vocal e diretor musical na “Promenade - Estúdio de Dança”, na “Stage Training Produções” e no Centro de Pesquisa em Teatro Musical (CP Musical)

Em 2015 dirigiu a montagem de “Peter Pan” da Cia London. 

Nos últimos anos vem dirigindo montagens acadêmicas como Cabaret, Rent, Chicago, Mamma Mia, Avenida Q,  Waitress, Dear Evan Hansen,  BARE e Your a good man Charlie Brown. 

Em 2017, assumiu a preparação vocal do musical “Dzi Croquettes - em bandália”, com direção de Ciro Barcelos, desde então trabalha como diretor vocal, preparador vocal e arranjador vocal do grupo em espetáculos como “Dzi Bando” (2018) e “Dzi 45 anos” (2019). 

É membro da PROCANTO - Associação brasileira de professores de canto. 

Em 2014 inaugurou um espaço destinado à formação e aperfeiçoamento de cantores, o Studio Cantares, que agora em 2022, completa 8 anos de existência.

Maria Fernanda Aidar

Produtora

Iniciou seus estudos artísticos na Escola Superior de Artes Celia Helena, em 2011, e, em teatro musical, na 4act Performing Arts, onde teve aulas de interpretação com Rodrigo Miallaret e Mari Rosinski; dança com Bia Freitas, técnica vocal com Ana Paula Villar, e foi dirigida por Vivi Mori. Realizou Workshop de Jazz, com Dinah Perry; Oficina de Dança, com Katia Barros; Sapateado, na Company Dance Center; Curso Livre de Interpretação, no Teen Broadway e Workshop Dançateado, com Tania Nardini. Estudou canto com Fernanda Cascardo e Bruno Santos; aulas particulares de interpretação com Ricardo Vieira. Participou do Festival de Sapateado Encontro dos Ritmos, entre outros eventos de sapateado, onde estudou com Luciana Petsold, Fefa Moreira, Chris Matallo e Derick Jacinto. Fez aulas de Ballet Clássico, Jazz e Sapateado no Estúdio Anacã.
Trabalhou como Assistente de Produção nos shows dos cantores Saulo Vasconcelos, Blue Bel e Filipe Catto, que ocorreram no Teatro Eva Herz. Como fundadora e produtora da Stage Training – Produções Artísticas, entre 2017 e início de 2018, produziu cursos voltados para o estudo de obras de teatro musical, além de mostras musicais, para Saulos Vasconcelos e para o Coral VozeArte. É responsável pela produção de cursos e eventos do Studio Cantares. Em 2019, assumiu a produção da temporada do espetáculo “O Inspetor Geral”, de Gógol.

mafe corte.jpg
bruno
Maria Fernanda
fe corte.jpg

Fernanda Camargo

Diretora Cênica - Cursos de montagem

Diretora, atriz e artista-pedagoga, Mestre em Artes Cênicas pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris III, na especialidade Teatro e Outras Artes. É formada em Direção Teatral pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Teve sua formação em Interpretação realziada na Escola de Arte Dramática (EAD) da ECA-USP e tem como última especialização uma garduação em filosofia pela Université Paris VIII - Vincennes-Saint Denis. 
Foi parte integrante da Cia dos Outros, companhia da qual foi co-fundadora durante os seus 10 anos de existência. 
Atualmente, segue sua pesquisa individual sobre a construção da cena contemporânea e a recepção afetiva que ela é capaz de causar.
Como professora trabalha em diversos campos - interpretação, teoria teatral, expressão corporal e vocal há mais de 12 anos, ministrando aulas na Casa de Artes Operaria, Espaço Vivartte, Thymeli, entre outros. Nos últimos dois anos, é responsável pelo curso de teatro  musical do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena. Privilegia a pesquisa e a reflexão crítica das artes posicionando a formação do ator no centro do jogo cênico. 
Tem como últimos trabalhos a concepção e direção do espetáculo “L’orde des Choses”, da companhia francesa 
“A Présent” e a co-direção do espetáculo “As Siamesas”, idealizado pelas atrizes Caroline Duarte e Carla Zanini.

Fernanda Camargo

André Grecco

Diretor Cênico - Cursos de Montagem

Ator, diretor e professor de interpretação teatral formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em teatro atuou em “A Banheira” de Gugu Keller, “A Dama da Noite” de Caio Fernando Abreu com direção de Kiko Rieser, “Tadzio” de Zen Salles com direção de Dan Rosseto, “Romeu e Julieta” de William Shakespeare com direção de Ivan Feijó, “Francesca” de Luís Alberto de Abreu com direção de Roberto Lage e “Notas da Superfície” com direção de Márcia Abujamra, entre outros.

 

Em cinema fez "O Futebol" de Sócrates e Kleber Mazzieiro de Souza e o curta-metragem “Luz” (Festival Mix Brasil – Mostra Oficial 2010) de Bruna Capozzolli, entre outros. Dirigiu os espetáculos “O Ovo a Serpente” de Rudson Marazzona, “Viúva, Porém Honesta” de Nelson Rodrigues, “Táxi para um Labirinto” de Thiago Salles e “Codinome Madame” de Tatiana Bueno.

 

É sócio diretor da Cão Bravo Produções, através da qual em 2020 idealizou e produziu a série documental “Protagonistas Invisíveis”, exibida pelo canal Arte1, indicada ao Prêmio APCA 2020 e em 2021 foi lançada em livro pela editora Circuito.

PHOTO-2022-01-10-19-37-50.jpg
André Grecco
PHOTO-2022-01-10-19-34-26.jpg

Fernanda Toito

Coreógrafa - Cursos de Montagem

Fernanda Toito é artista-educadora, dançarina e professora bacharela e licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas. 


Fez parte de diversos grupos e companhias como Cia de Sapateado Christiane Matallo, Tampa Tap com direção de Fefa Moreira, Cia de Teatro Feminista Cabra Orelana com direção de Ana Souto, Cia Promenade Musical, com direção de Raphael Zaiden e Chris Trevisan, entre outros. 


De 2017 a 2020 atuou como artista-educadora no PIÁ (Programa de Iniciação Artística) da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. 


Fez diversos cursos e workshops dentre as modalidades de Sapateado, Dança Contemporânea, Ballet, Jazz, Hip Hop e Danças do Brasil com diversas as artistas como Jacque Simoli, Vanilton Lakka, Chloe Arnold, Melissa Tannús, Ângela Nolf, Bia Freitas, entre outras. 


Atualmente é diretora do Grupo de Improviso em Dança.

Fernanda Toito

Glaucia Verena

Fonoaudióloga - Professora Convidada

Diretora Geral e Fundadora LabVoz 
Graduada, Mestre e Doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo participou e organizou diversos eventos científicos na instituição. Apresentou trabalhos no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e no Simpósio Collegium Medicorum Theatri de voz profissional, participante de congressos internacionais The Voice Foundation com realização de Workshop na AVA Academy Vocal Arts Filadélfia - EUA. Destaque para publicação de artigos científicos em revista nacional e internacional. Além disso, possui experiência artística musical. Realizou especialização em voz pelo Centro de Estudos da Voz.  Sempre se aprimorando em cursos como: Imersão de Belting Contemporâneo com Maestro Marconi Araújo e de musculatura extrínseca no INVOZ. Imersão em Acústica da Voz realizada no CEFAC. Atua na linha de pesquisa no programa de Ciência da Reabilitação FMUSP com foco em acústica para análise em voz cantada. Também é Diretora de Diversidade na Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Dedicação clínica e científica para o atendimento de cantores e profissionais da voz.

PHOTO-2020-05-04-13-29-13.jpg
Glaucia Verena
PHOTO-2022-01-21-23-57-11 2.jpg

Vânia Pajares

Canto Coral - Cursos de montagem

e Professora Convidada

Vânia Pajares cursou Bacharelado em Regência e Piano na UNICAMP, formando-se em primeiro lugar na sua turma no ano de 1991. Foi aluna de Piano de Fernando Lopes e estudou Canto com Niza de Castro Tank, sendo sua monitora e correpetidora durante os seis anos de Graduação em Música. Concluiu na mesma universidade seu Mestrado em Artes, com nota máxima em 1995, com a tese "Fabiano Lozano e o Início da Pedagogia Vocal no Brasil". Foi docente do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, de 2000 a 2010, onde lecionou Técnica Vocal e Canto para o Ator e foi também responsável pelo Ópera Estúdio do Departamento de Música. Na Escola Municipal de Música de São Paulo lecionou Canto de 2008 a 2012. Foi Professora de Ópera Estúdio na FiamFaam/FMU de 2011 a 2012. Retornou como docente da FMU no segundo semestre de 2015, agora lecionando Canto Popular, Prática de Banda e Estúdio Montagem de Musical. Como pianista atuou como correpetidora e regente de palco das temporadas líricas no Teatro Municipal de São Paulo de 1993 a 2006, em títulos célebres.

 Realizou inúmeros recitais e concertos em todo o Brasil, sendo indicada ao Prêmio Carlos Gomes como Melhor Pianista. Tocou no Teatro Colón ao lado da soprano inglesa Lynne Dawson, em 2003. Atuou como Assistente de Direção Musical das Óperas do Teatro Municipal, de 2002 a 2005. Fez a Direção Musical e piano da ópera brasileira Domitila, em 2009. Como cantora lírica interpretou Serpina ( La Serva Padrona ), Mercedes e Carmen ( Carmen ), Terceira Dama ( A Flauta Mágica ), Angelina ( La Cenerentola ), Zerlina ( Don Giovanni ), Maddalena ( Rigoletto ) e Dona Ana ( A Moreninha ). Foi Solista de obras sacras e profanas: Requiem, Missa da Coroação, Vespri Solenni del Confessore ( Mozart ), 9ªSinfonia ( Beethoven ), El Amor Brujo ( DeFalla ), Quatro Madrigales Amatorios ( J.Rodrigo ), além de recitais e concertos com piano, na música erudita, e com bandas em estilo pop e hard rock. Em 2006 gravou as canções para mezzo-soprano de Carlos Gomes para o lançamento do livro Minhas Pobres Canções, de Niza de Castro Tank. No teatro de prosa foi preparadora vocal e musical da peça Os Lusíadas, em 2001 e de Romeu e Julieta, em 2002. Em 2004 dividiu o palco com a grande atriz Eva Wilma, na peça autobiográfica Primeira Pessoa, sob direção de William Pereira, realizando em 2005 a turnê nacional. Atua há quatorze anos como Diretora Musical e Regente de grandes produções de Teatro Musical. Sua estréia foi em My Fair Lady, no Dia Internacional da Mulher, 08 de março de 2007. Participou das seguintes produções em São Paulo: - My Fair Lady ( 2007 ), Teatro Alfa (Takla Produções); - West Side Story ( 2008 ), Teatro Alfa (Takla Produções); - O Rei e Eu (2010), Teatro Alfa (Takla Produções); - Evita ( 2011 ), Teatro Alfa (Takla Produções); - A Família Addams ( 2012 ), Teatro Renault (T4f); - O Rei Leão ( 2013/2014 ), Teatro Renault (T4f); - Jesus Cristo Superstar ( 2014 ), Teatro Cetip (T4f e Takla Produções); - Mudança de Hábito ( 2015 ), Teatro Renault (T4f); - Wicked ( 2016 ), Teatro Renault (T4f); - Tudo é Jazz ( 2016 ), Teatro Espaço Promon (Circuito BroadUai); - A Pequena Sereia ( 2018 ), Teatro Santander (IMM/EGG Produções).

Vania Pajares
PHOTO-2022-01-10-19-35-50.jpg

Christina Trevisan

Professora Convidada

Diretora Teatral, atriz, dramaturga, professora e pesquisadora. Mestre em Artes Cênicas pela UNESP e graduada em Artes Cênicas pela UFSM – RS (1979), formada pelo Curso Laban e a Arte do Movimento(2021).
Aprofundou os conhecimentos em Dança e Movimento com Patrícia Stokoe, Klauss Vianna e Instituto Caleidos e Denise Telles.
Atua e desenvolve pesquisa nas  interfaces Teatro/Dança, na Arte do Movimento e nas relações entre a dramaturgia do texto e a dramaturgia do corpo. 
Trabalha com o Sistema Laban de Movimento na preparação de atores, construção de personagem e na atualização de arte-educadores.
Ministra aulas de Movimento para o Ator, Interpretação, Dramaturgia e Atuando na Canção. 

De 2014 a 2019 atuou como Coordenadora Geral do Curso Técnico de Teatro Musical do SESI-SP. 
Em 2017 e 2018 ministrou aulas de Interpretação e Montagem no Curso Profissionalizante da Escola Teen Broadway. 
De 2004 a 2014 ministrou as disciplinas de Comunicação Corporal, Dramaturgia, e Encenação no Curso de Pós Graduação da FPA. 

Dentre seus últimos trabalhos destacamos: 
-Ondas Quânticas Também Dançam (2021): espetáculo solo de teatrodança. Texto, Direção e Atuação.
Direção Cênica para o Grupo Vocal Stupendo (2019), Direção Geral do musical "Tem Gaiato No Navio" - para o Sesi - SP (2019), Direção Geral do musical "Em Busca do Cálice Sagrado" - de Monty Pyton, para a Cia. de Teatro Musical Promenade (2019), Direção Geral e de Movimento de Sonata, de Érico Veríssimo (2017); Preparação de Ator do espetáculo musical A Chorus Line (Teen Broadway, 2018), Preparação de Ator do espetáculo musical West Side Story (Teen Broadway, 2017); Direção Geral do Show Entre Nós, com Christiane Matallo (2016); Direção Geral de O Unicórnio (2014), de Hilda Hilst; Direção Geral e Dramaturgia (2013) do musical infantil Por Um Mundo Melhor; Direção Geral do musical Avenida Q (montagem paulista – 2010 a 2013), de autoria de Jeff Whitty, com versão brasileira de Cládio Botelho e Charles Möeller; Direção Geral de O Provedor, de Marcos B. de Oliveira; Direção Geral e Adaptação Teatral do musical Tieta do Agreste (2007/2009) do original de Jorge Amado; Direção Geral e Adaptação Teatral do musical infantil A Árvore e a Aranha  (2006-2007), do original de Rubem Alves; Direção Geral de Grease - O Musical, de Jim Jacobs e Warren Casey (2003); Direção Geral do musical Anna Nery de Marcos e Ivone de Oliveira (2002). 
Autora dos livros Trabalho do Diretor 1 e 2, pela Callis Editora. 

Prêmios recebidos:
- Texto do Solo Ondas Quânticas Também Dançam: Edital Prêmio Aldir Blanc.
-APETESP Melhor Atriz 1990 pelo espetáculo infantil Mimando, direção de Celso Saiki. 
- Prêmios APETESP, Governador do Estado e MAMBEMBE de Melhor Espetáculo Infanto Juvenil do Ano por A Canção de Assis, de Júlio Fischer, direção geral Christina Trevisan.

WhatsApp Image 2022-01-10 at 13.08.52.jpeg
Chris Trevisan
PHOTO-2022-01-10-19-40-03.jpg

Diego Salles

Canto Coral - Cursos de Montagem

Pianista graduado pela Unesp - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - no curso de Música Instrumento Piano (MIP), formado em teoria, percepção musical e piano pela "Escola Municipal Livre de Música Edmundo Ramos Barbosa" (EMLM) e Teoria, Percepção e Harmonia pela "Escola Municipal de Música de São Paulo" (EMM). 
Participou de diversas masterclasses, concertos e recitais em festivais nacionais e internacionais. Integrou o "Trio Lieben" (viola, clarinete e piano), grupo de música de câmara pelo qual participou do International Mendelssohn Festival, em Hamburgo (2015). 

Compôs, juntamente com Ciro Barcelos e Artur Volpe as canções do espetáculo “Hamlet” que estreará em Janeiro de 2022 e as músicas do espetáculo “O mundo dos sonhos” que estreará em 2022 na escola “Palco Teatro”.
Atuou como regente e fundador do "Coral Underground" durante 2 anos na "Escola de Música e estúdio Underground" (2017 e 2018). 

No Teatro Musical, foi Diretor Musical Residente do espetáculo "Madagascar: uma aventura musical" (2019) e atuou como pianista no musical “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate: o musical (2021). Atualmente, é Diretor Musical do "Nautopia" – musical autoral brasileiro do compositor/autor Daniel Salve que estreará em Abril de 2022 no Teatro B32. 

Também foi Diretor Musical do curso montagem “Shrek, o musical” na escola Palco Teatro. 
Leciona piano, canto, teoria, percepção musical, rítmica e regência; além de trabalhar com gravações em estúdio e como copista.

Diego Salles

Maria Fernanda Batalha

Preparação de elenco - Cursos de Montagem

Maria Fernanda Batalha é artista-pesquisadora nas áreas de dramaturgia, direção, atuação e voz.

 

Formada em interpretação pelo INDAC e em Licenciatura em Artes Cênicas pela UNESP, estudou com Ariane Mounchkine; fez parte do Núcleo das Artes Cênicas do SESI; do NAC de Lee Taylor; e faz parte do grupo de estudos de view-points ministrado por Luah Guimarãez.

Como atriz atuou em mais de 15 espetáculos teatrais, entre infantis e adultos, em diversos curtas metragens, publicidades e duas séries.

Como dramaturga  teve cinco de suas peças encenadas na cidade de São Paulo com destaque para Dois a Duas, premiada no 3º Concurso Feminina Dramaturgia – Heleny Guariba 2014, contemplada pelo PROAC LGBT 2017 e PROAC CIRCULAÇÃO 2019, ganhadora do prêmio APCA 2019 e Prêmio São Paulo 2019 de melhor espetáculo jovem, além de ter sido indicado a melhor texto original nesse último prêmio, e Na Lata contemplada pelo edital de publicações de dramaturgias breves da Digna Cia em 2020 e pela Lei Aldri Blanc também em 2020.

Dirigiu mais de 20 peças, entre elas Agreste, de Newton Moreno que levou sets prêmios no Festival de Jundiaí de 2018 incluindo melhor direção.

É professora de interpretação/preparadora de ator/diretora há 10 anos, tendo lecionado em escolas como Nilton Travessos, Incenna, Senac, Thymeli entre outras.

59E7618C-6BB8-425E-8B77-9E74E2D759D3.PNG
Maria Fernanda Batalha
bottom of page